No silêncio de um hospital, um palhaço com sapatos gigantescos e um enorme nariz vermelho surge pela porta. Consciente de que Rir é contagioso. O filme conta A história real de Patch, paciente e, mais tarde, médico de uma instituição para doentes mentais, mostra o triunfo da busca insistente por um ideal. Sua vontade de tornar-se médico surgiu quando, adolescente, foi internado numa clínica para tratamento de uma depressão.
Como estudante de medicina, Hunter “Patch” Adams, começa
a usar amor, carinho e alegria como armas para ajudar pessoas hospitalizadas. Porém logo irá se confrontar com as práticas médicas institucionalizadas, gerando desconfiança e ciúme
dentro da classe médica. Baseado em história real, Shadyac, no estilo de Hollywood, coloca Hunter enfrentando a corporação médica, cheia de poder e prestigio.
Hunter “Patch” Adams criou o Instituto Gesundheit . Embora Shadyac não expresse com clareza, Adams traduziu, em sua metodologia médica o espírito de uma época (os anos 60, a década da contracultura).
Em 1993, Patch escreveu um livro sobre seu trabalho explicando suas prescrições inspiradas no humor e o porquê de querer vestir-se de palhaço, de encher uma sala com balões ou uma banheira com macarrão, por exemplo. - tudo para conseguir um sorriso, ou levar um simples momento de prazer aos doentes.
O doutor Patch explana que todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, com que frequencia o demonstramos? Quantas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo, que não podem ser curadas com uma simples pílula?". Ele se utiliza de métodos nada convencionais e surpresas incríveis para aplacar a ansiedade dos pacientes.
Patch foi o pioneiro na idéia, a de que os médicos devem tratar as pessoas, e não apenas a doença. Compaixão, envolvimento e empatia têm tanto valor quanto remédios e avanços tecnológicos. É simplesmente maravilhoso! Vale a pena assistir e re-assistir.
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/film-and-theater-studies/1642119-patch-adams-amor-%C3%A9-contagioso/#ixzz1b9wv5d7R