Esse vídeo nos mostra a história desse rapaz que tem o sonho de participar dessa prova. Eles tiveram que passar por muita coisa pra poder participar da prova e nesse dia o pai dele fez a prova junto com o filho e conseguiram terminar. Depois disso foram várias outras provas. O pai do rapaz teve um ataque cardíaco um tempo depois e ele só sobreviveu por causa dos treinamentos fisícos pra tal prova.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Mães de filhos especiais transformam dificuldades em amor e superação
NO FINAL DE SEMANA DO DIA DEDICADO A ELAS,O DIÁRIO DE JACAREÍ TRAZ EXEMPLOS DE MÃES PORTADORES DE PARALISIA QUE ENSINAM A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS.
Os choros e os porques foram muitos.Tantos quanto suficientes para tranformar as dificuldades em força e amor.No final de semana que coincide com o DIA DAS MÃES,O DIÁRIO DE JACAREÍ apresenta a historia de tres mulheres,mães de portadores de paralisia cerebral e que aprenderam a reconhecer o amor dos filhos em gestos e olhares.
Quando Samantha nasceu,a então encarregada de transportes,Viviane Gonçalves de Souza Ohta,a recebeu com êxtase e felicidade.Atenta à caçula de duas meninas,a mãe percebeu que Samantha não se desenvolvia rapidamente como aconteceu com a irmã.
A suspeita da encarregada e a insistência em desvendar o que acontecia à filha a fizeram descobrir,depois de muitas tentativas,a lisencefalia-transtorno cerebral que provoca,entre outros sintomas,falha nos processamento de informações. “Eu via que ela era diferente.Fui ao pediatra e ele dizia que o atraso era normal, que logo ela se desenvolveria.Fui a um segundo médico e ele dizia a mesma coisa.Só um exame de ressônancia magnética,que apontou o problema”.relata.
Com o diagnóstico em mãos,Viviane buscou na internet informações que pudessem ajudá-la a encontrar outras crianças com a mesma deficiência que Samantha.Assim como ela,a dona de casa,Kremille Silva Bianck,mãe do pequeno Carlos Augusto Biank-portador de paralisia cerebral-,também procurou ajuda na rede mundial de computadores.Não a encontrou.
“ Li que crianças como o Carlos viviam só até os dois anos.Quando ele fez dois anos,morri de medo,mas aí ele passou o terceiro e eu vi que era baboseira”,conta.
Ajuda - A falta de informação que muito me angustiou essas mães foi extinta,quando Viviane e Kremile,hoje com 36 e 24 anos conheceram a CEPAC (Associação Criança Especial de Pais Companheiros).A entidade nasceu de uma iniciativa das próprias mães de portadores de deficiência,como a fundadora e gestora administrativa,Ana Maria Bonfim,de 57 anos,mãe do hoje vice-presidente da CEPAC,Marco Antônio,de 28 anos,portador de paralisia cerebral.
O terceiro de quatro irmãos,Marquinho,como é conhecido,dis que ‘nasceu no susto’,pois Ana Maria deu a luz a ele depois de sofrer um assalto no 6º mês de gestação.Assim como as outras mães,a gestora sofreu com a desinformação,com o preconceito e com as longas jornadas em consultórios médicos para fisioterapias.Decidiu facilitar a vida dela e de outras como ela,reunindo especialidades em um só lugar. “Eu vivia na Dutra.Como a deficiência dele era mais grave ,nenhuma entidade queria atender,nenhum convênio queria fechar negócio.Juntamos um grupo de mães e começamos a lutar.Muitas desistiram,mas eu não.Não sei de onde vinha força e garra”,comenta.
Com o passar dos anos e a convivência diária com mães e crianças com deficiência superior ou inferior às de seus filhos, Ana, Viviane e Kremile aprenderam a lidar com a ansiedade e a respeitar o tempo de Marco, Samantha e Carlos. Para elas,a dádiva da vida é mais importante que qualquer contretempo que a deficiência possa ocasionar. “ Recebemos uma colhida muito boa na CEPAC e com as histórias que a gente vê,você precebe que Deus te deu um presente”,comenta Viviane,sob os olhares de aprovação das demais. “Aprendi a respeitar o tempo deles e hoje não peço mais,só agradeço a Deus.Eu só peço força para carregá-lo.Enquanto eu puder,ele não usará cadeiras de rodas”,acrescenta Kremile. “O Marquinho me ensinou a acreditar que cada um tem seu potencial.Para as mães de filhso com deficiência, eu digo que elas não devem se perguntar o que vai ser do futuro, mas pensar que o melhor é o dia de hoje”,concluiu Ana.
Presente- Quando perguntadas sobre o que desejariam de presente nesta data comemorativa,as três foram unânimes:respeito e dignidade aos filhos.Para essas mães, o futuro deveria vir com a inclusão de fato,seja nas escolas-onde, ainda, os profissionais não estão preparados para receberem os alunos portadores de deficiência mental grave-,nas ruas e no mercado de Trabalho
Essa é uma reportagem tirada do DIÁRIO DE JACAREÍ,DO DIA 7 E 8 DE MAIO DE 2011.
Essa resportagem foi escrita por:Fernanda Goulart.
Essa é uma reportagem tirada do DIÁRIO DE JACAREÍ,DO DIA 7 E 8 DE MAIO DE 2011.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
A Tecnologia Assistiva
"Para as pessoas sem deficiência torna as coisas mais fáceis.Para as pessoas com deficiência,a tecnologia torna as coisas possíveis."(RADABAUGH,1993)
Vejam esse vídeo ....
O Camêra Selector faz com que o cursor do mouse se mova apenas com os movimentos da sua cabeça.Sendo necessário apenas colocar uma webcam na sua frente e abrir o programa.Depois, clique neste botão e escolha alguma parte do seu rosto - que você estará vendo na tela do computador – para posicionar o quadradinho verde. Pode ser em qualquer lugar. Assim, você estará selecionando o ponto que receberá s movimentos. A partir daí, o cursor do mouse vai mexer conforme você movimentar sua cabeça para cima, para baixo e para os lados. Para clicar em algum ícone, e configurar o programa. Aperte “Clicking” e escolha quantos segundos você quer que o cursor do mouse permaneça em cima do ícone até que ele se abra. Sim – é preciso que você fique quietinho por algum tempo para que o sistema entenda aquele comando como um click do mouse. O ideal é deixar cerca de dois segundos. Deve-se manter o botão de “Double Click” selecionado na tela do Camêra Selector para que o recurso funcione corretamente. Nas configurações do programa também é possível ajustar a velocidade e intensidade dos movimentos do cursor. Faça testes e deixe da forma que for mais confortável para você.
Com treino e um pouco de paciência, dá para ficar craque no Camêra Selector e até dispensar o mouse.
sábado, 7 de maio de 2011
O que é Paralisia Cerebral(PC)?
O termo “Paralisia Cerebral” tem como significado a consequência de um dano cerebral ,o que pode comprometer os movimentos do corpo.
A Paralisia Cerebral atinge diversas áreas do cérebro, e dependendo do local onde ocorre a lesão e da quantidade de células atingidas diferentes partes do corpo podem ser afetadas.
As crianças com Paralisia Cerebral apresentam dificuldade na expressão seja esta oral ou escrita. Elas também podem ter dificuldade ou a inabilidade de movimentos ou até mesmo movimentos involuntários. Ela pode ter problema na fala, audição, visão e alteração no equilíbrio do corpo ,e nos casos mais graves o comprometimento mental.
E é por isso que a Tecnologia Assistiva (TA)é fundamental pois apenas por meio destes recursos elas poderão minimizar a exclusão do mundo.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Como se é dividido a Tecnologia Assistiva?
Como já se foi dito a Tecnologia Assistiva é dividida em 3 grupos,sendo eles:
Adaptações físicas e órteses: São os aparelhos fixados no corpo,que irão facilitar a interação da pessoa com o computador,ou até mesmo para tornar possível a movimentação do corpo.
Adaptações de hardware: São adaptações nos componentes físicos(periféricos) que estão adaptados para as necessidades especiais das pessoas com deficiência.
Já foi dado o exemplo da colméia e do Mouse Adaptado na minha última postagem.
Softwares especiais: Softwares são a parte interna do computador,ou seja,os programas instalados,os softwares adaptados são aqueles servem para facilitar a utilização dos recursos do computador .Alguns exemplos são :o comando por voz, também alguns programas em Libras dentre outros.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Mas ,o que é Tecnologia ? E Tecnologia Assistiva?
O que é tecnologia? Para a gente tecnologia é tudo aquilo que torna o nosso dia-a-dia mais fácil,sendo assim o que é Tecnologia Assistiva?
Tecnologia Assistiva é tudo que é criado para tornar possível a interação das pessoas com deficiência(especiais) seja ela física ou mental,com o mundo lá fora,existem diversos equipamentos que são inventados e melhorados para facilitar o contato e tornar realidade aquilo que para eles parece impossível.
A cadeira de rodas é um exemplo de Tecnologia Assistiva pois ela possibilita o usuário a se locomover.
Hoje existem computadores adequados para as pessoas com os diversos tipos de deficiência,sendo esses adaptados para suprir as necessidades dos usuários .Alguns exemplos são:
Colméia
Tecnologia Assistiva é tudo que é criado para tornar possível a interação das pessoas com deficiência(especiais) seja ela física ou mental,com o mundo lá fora,existem diversos equipamentos que são inventados e melhorados para facilitar o contato e tornar realidade aquilo que para eles parece impossível.
A cadeira de rodas é um exemplo de Tecnologia Assistiva pois ela possibilita o usuário a se locomover.
Hoje existem computadores adequados para as pessoas com os diversos tipos de deficiência,sendo esses adaptados para suprir as necessidades dos usuários .Alguns exemplos são:
Colméia
Evita que o usuário apresente movimentos involuntários,bastante utilizada por portadores de Paralisia Cerebral (PC)que mais tarde iremos dar uma introdução no assunto
Mouse adaptado
Pulseira de pesos
Ela é utilizada para diminuir os movimentos involuntários pelo usuário,também é muito utilizada pelos usuários com Paralisia Cerebral.
Espero que eu tenha ajudado a minimizar a dúvida sobre o que é Tecnologia Assistiva.
A batalha apenas começou...
Hoje começamos a divulgação de nosso sonho.Como já esperavamos, de 200 panfletos distribuidos dentro da escola Etec Cônego José Bento,apenas uma pessoa sabia o que era Tecnologia Assistiva (TA);sendo esta uma professora de Administração.Mas não estamos desanimadas;afinal,o objetivo é esse mesmo: colocar em prática a conscientização e a importância da Tecnologia Assistiva no Brasil e no Mundo.Hoje atingimos mais uma meta, pois temos certeza que dessas 200 pessoas sairão a informação às suas famílias e amigos e que a partir de hoje todas elas começarão a pensar em tudo o que foi dito e poderão ver que sim os sonhos podem se tornar realidade e que não existe o impossível, tudo é possível se você tiver força de vontade ....então já pensou em mudar o mundo? e por que desistiu?
Eu tenho um sonho e vou torná-lo realidade.
Eu tenho um sonho e vou torná-lo realidade.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
A importância da Tecnologia Assistiva (TA)
A Tecnologia Assistiva também conhecida como “Tecnologia de Apoio” ou “Ajudas Técnicas” pode ser definida como estratégias ou equipamentos para diminuir os problemas encontrados por portadores de deficiência. Essa tecnologia oferece as pessoas a possibilidade não somente de tornar as coisas fáceis , mais sim de torna-las possíveis já que é por meio através delas que as pessoas com deficiência se comunicam com o mundo . Nela existem recursos tecnológicos que possibilitam a acessibilidade,seja por meio de softwares ou hardwares adaptados.
Ela pode se dividir em três partes:
1-Adaptações físicas ou órteses;
2-Adaptações de hardware;
3-Softwares especiais.
Nosso Trabalho
Nos dias atuais, com tanta tecnologia aplicada em diversas áreas ainda existem pessoas não sem a oportunidade de acessibilidade ao mundo virtual.
Projetos já estão sendo arquitetados para a solução de um problema não difícil de solucionar.
Sempre houve a necessidade de pensar nas pessoas com dificuldades físicas ou mentais, que sofrem com essa questão de tecnologia, o que deveria ajuda-las. Isso auxiliaria milhares de pessoas em todo o mundo, mas como há vários anos essas deficiências não foram levadas em conta.
Os transportes públicos não têm a assistência devida de profissionais qualificados ou acostumados a lidar com os objetos dos ônibus, por exemplo. Os computadores não contam com softwares adaptados ou mesmo equipamentos de hardware ao não ser os já padronizados.
Ou seja, o computador está distante da realidade de pessoas com paralisia cerebral, que é exatamente onde queremos chegar com esse TCC.
Mostrar que é possível sim, mudar essa questão de atenção pública e social abandonada há tantos anos.
Iremos abordar a criação de um software juntamente com um equipamento, visando aprimorar as habilidades de uma pessoa com os membros superiores comprometidos ou sem distinta coordenação motora. Tudo isso com a ajuda de uma tecnologia bem conhecida: o Bluetooth
Assinar:
Postagens (Atom)